Beneficios Fisicos, Sensoriais e Motores e Sociais das aulas de Hidrobike

Beneficios Físicos

Sistema Circulatório:
Por solicitar uma boa parte da musculatura corporal, melhora  a capacidade do sistema circulatório e, consequentemente, a resistência em geral. As principais adaptações do sistema circulatório às aulas de hidrobike:
  • Diminuição da frequência cardiaca de repouso;
  • Elevação da capacidade máxima do sistema circulatório;
  • Redução da necessidade de oxigénio no musculo cardiaco;
  • melhoria da circulação no miocárdio;
  • Diminuição da pressão arterial.
Sistema Muscular:
As aulas de Hidrobike possibilitam o treino da musculatura como um todo, principalmente:
  • Pernas e coxas
  • Gluteos
  • Braços
  • Musculatura do ombro (articulação gleno-umeral)
  • Musculatura Abdominal
A massagem que a água exerce sobre o corpo e musculatura, graças à pressão hidrodinânima, ajuda na recuperação muscular, reduz dores e danos musculares

Sistema Respiratório
A pressão que a água exerce sobre o diafragma e sobre a caixa torácica, ajuda a fortalecer a musculatura respiratória. uma vez que estes musculos têm de exercer maior contracção para que sejam gerados os movimentos decorrentes do processo, e aumento/diminuição da cavidade torácica.
Este factor leva a um aumento da eficiência do processo respiratório na água, assim como em repouso em terra.

Metabolismo:
As trocas energéticas na água possibilitam a exaustão mais rapida do glicogénio muscular e a utilização da gordura antecipadamente como substracto  preponderante.
Em  função de o corpo perder calor durante a permanência na água, o metabolismo é aumentado.
Juntamente com uma dieta equilibrada (não restritiva) colabora para a diminuição do peso corporal e da percentagem de massa gorda
O gasto calórico por hora nas mulheres pode chegar a 600/900 e nos homens a 1000, dependendo sempre da sobrecarga aplicada.

Articulações:
Nas aulas de hidrobike, está bastante diminuida a sobrecarga e impacto nas articulações, especialmente na coxa joelhos e tornozelos. Pela solicitação/mobilização dessas articulações, a nutrição nas mesmas é melhorada e a musculatura trabalha de forma mais livre.
A diminuição do impacto possibilita um maior deslocamento entre juntas, tendões, ligamentos e capsulas, o que aumenta a flexibilidade.

Ossos:
Com aulas regulares de Hidrobike pode haver um aumento de densidade óssea e contribui na profilaxia e prevenção da osteoporose

Sistema Imunológico:
A adaptação gerada pelo nosso corpo para que seja mantida a temperatura central (ocasionada pelo contacto com a água), pode contribuir para um fortalecimento do sistema imunológico e uma maior resistência contra constipações.

Beneficios Sensoriais e Motores

Melhoria da Coordenação:
a resistência elevada e um meio com forças de gravidade menores do que estamos habituados, requerem novas adaptações coordenativas (ritmo, reação, mudança, diferenciação, equilibrio e orientação).

Melhoria no Equilibrio:
as aulas de Hidrobike permitem ao nosso corpo uma adaptação a novas situações de equilibrio oferecidas pelo exercicio na água. O estado instável da água permite aprender novas posições e movimentos, melhorando a reação, orientação e percepção corporal.

Efeitos positivos na Saúde e Bem-estar:
As aulas de Hidrobike, pelo ambiente envolvente, música, ritmo, energia, sistema de treino usado, o próprio movimento na bicicleta e os aspectos sociais, melhoram a sensação de bem-estar geral.

Beneficios Sociais

Tal como em grande parte das aulas de grupo, as aulas de Hidrobike colaboram para que diferentes pessoas, com distintos níveis de treino e aptidão física possam treinar em conjunto, com cargas individuais e adaptadas a cada indivíduo.
A atividade em conjunto proporciona o contacto social entre diferentes faixas etárias, géneros e capacidades fisicas.
Essa interacção contribui para ao aumento da motivação e influencia a optimização dos efeitos psiquicos e físicos da actividade, contribuindo mais uma vez para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida.